OpenTelemetry uma tendência no mercado da observabilidade

A observabilidade é a capacidade de conhecer o estado atual de um sistema a partir dos dados que este gera, tais como logs, métricas e traces. Estes três conceitos são conhecidos como os três pilares da observabilidade.

Existem atualmente vários fabricantes no mercado com produtos relacionados com a gestão da observabilidade de um sistema. Estas soluções são a resposta às necessidades, em termos da sua função, das equipas de desenvolvimento, da operação, da segurança e de outros stakeholders da organização em ambientes cada vez mais heterogéneos, o que constitui um desafio particularmente difícil de enfrentar na maioria das vezes.

Isto porque, alguns têm necessidades mais relacionadas com as aplicações e a análise do seu comportamento, outros estão mais preocupados com o comportamento das plataformas em que essas aplicações são executadas, bem como com os sistemas a elas ligados, e outros ainda por manterem sob controlo os riscos de segurança e uma capacidade de resposta face às ameaças.

 

O papel fundamental da OpenTelemetry

A OpenTelemetry tem como objetivo uniformizar a forma como as aplicações e os sistemas implementam a observabilidade através de componentes, várias API’s e um SDK completo.

O OpenTelemetry foi concebido para unificar a camada de produção e transformação de dados de telemetria, dando a opção de ser exportado para a maioria dos backends de observabilidade disponíveis no mercado. Atualmente, é suportado como ferramenta de instrumentação pelos principais fornecedores de clouds públicas e privadas (AWS, Azure, Google, OpenShift…), bem como pelos principais fornecedores de Software as a Service (Dynatrace, Elastic, Datadog, appDynamics, Splunk…).

A arquitetura do OpenTelemetry permite-lhe ser um sistema adaptável que, em função das necessidades e do tipo de sinais (logs, métricas, traces, etc.) que queremos obter, nos permitirá definir diferentes fluxos (pipelines) com capacidades de transformação, agrupamento e exportação para cada um deles de forma completamente independente.

No que diz respeito às suas capacidades, o OpenTelemetry suporta uma grande variedade de linguagens e permite auto-instrumentar as nossas aplicações, para fornecer uma solução agnóstica e pronta para produção, sem ter de desenvolver uma única linha de código.

 

As principais vantagens do OpenTelemetry

As principais vantagens do OpenTelemetry são:

  • Capacidade de abstração e separação com a solução de backend final

Isto permite à equipa de desenvolvimento ter a certeza sobre a produção de sinais e adicionar capacidades de migração e recolha de dados a diferentes backends de uma forma simples, reduzindo assim o bloqueio do fornecedor.

  • As capacidades de auto-instrumentação

A utilização do coletor nas suas diferentes formas permite a adoção da observabilidade nas fases iniciais do desenvolvimento de software.

  • Adaptabilidade.

A OpenTelemetry nasceu com a ideia de se adaptar a todo o ecossistema atual de observabilidade e, por isso, oferece múltiplas capacidades de integração e implementação.

  • Suporte para vários fornecedores, linguagens e bibliotecas.

Uma grande comunidade de colaboradores e fornecedores dedicados à evolução da iniciativa.

 

knowmad mood, empresa líder em transformação digital

A knowmad mood é uma empresa líder em transformação digital que combina talento, tecnologia e negócio para tirar o máximo partido dos complexos desafios que o mercado enfrenta através da inovação e do desenvolvimento sustentável, com o compromisso de acrescentar valor aos seus mais de 500 clientes e de os apoiar na sua transformação digital desde 1994.

Atualmente, conta com mais de 2.400 profissionais, uma faturação de 129,2 milhões de euros em 2022 e está presente em 7 países, entre os quais Espanha, Itália, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai e Marrocos, onde desenvolve projetos de arquitetura, desenvolvimento, integração de sistemas e gestão de serviços, adotando e promovendo as melhores práticas do mercado.