Como utilizar o Big Data e o RPA para reduzir os custos de manutenção

As empresas produzem e gerem cada vez mais volumes de dados, pelo que uma das principais tendências nas organizações é a adoção de uma cultura “data driven“, implementando tecnologias como o Big Data. De facto, segundo dados do Observatório Nacional de Tecnologia e Sociedade (ONTSI), a percentagem de empresas espanholas com dez ou mais empregados que já utilizam esta tecnologia aumentou para 13,9%, mais 2,8 pontos percentuais do que no ano anterior, valor que sobe para 34,7% no caso das grandes empresas.

O objetivo da utilização desta ferramenta de análise de dados é melhorar a tomada de decisões estratégicas de negócio, pelo que tratar do processo de recolha dos dados e maximizar a sua qualidade torna-se uma prioridade. Por esta razão, existem fórmulas orientadas para este fim, como a combinação do Big Data com outras tecnologias, como a automatização robótica de processos (RPA), que permite às empresas automatizar tarefas repetitivas e manuais, reduzir erros e melhorar a precisão dos dados, bem como aumentar a eficiência e reduzir custos.

De facto, de acordo com a knowmad mood, consultora tecnológica líder em soluções de transformação digital para empresas, esta combinação permite extrair todas as vantagens dos dados e, assim, reduzir os custos de manutenção através da eliminação de ferramentas que já não são necessárias, bem como aumentar a produtividade. Neste sentido, a empresa destaca mais algumas formas em que a combinação destas duas tecnologias tem um impacto positivo na empresa.

 

Maior eficiência na recolha, armazenamento e análise de dados

De acordo com um estudo efetuado pela Deloitte, 95% das organizações que implementaram a tecnologia RPA viram a sua produtividade aumentar. A razão reside na grande capacidade de automatização disponível, que aumenta a eficiência da recolha de dados para os sistemas de Big Data. Uma vez recolhidos, os dados são armazenados nos sistemas de Big Data e, a partir daí, o RPA utiliza técnicas analíticas avançadas para processar os dados, sendo capaz de identificar padrões e tendências.

 

Melhorar a tomada de decisões com informações mais precisas e completas

Uma vez processada a informação, esta é utilizada para automatizar o processo de tomada de decisão da empresa. Este processo é designado por ‘process mining’ e permite identificar, através da utilização dos dados, as tarefas que podem ser automatizadas pelo RPA, resultando numa melhoria da eficiência e da tomada de decisões. Neste sentido, também aumenta a velocidade da inovação ao permitir o acesso a uma grande quantidade de dados.

 

Redução de custos através da automatização de tarefas repetitivas

O RPA simula a interação humana com aplicações e sistemas através de “bots“, que têm a capacidade de automatizar tarefas repetitivas e manuais, o que por um lado poupa muito tempo, mas também permite poupar nos recursos económicos que a empresa tem e, desta forma, pode focar-se em atividades mais estratégicas que tragam maior valor à empresa.

 

Otimizar a experiência do cliente com um serviço mais eficiente

A combinação do RPA e do Big Data no processo de recolha e análise dos dados dos clientes, permite conhecer e estudar em primeira mão as suas necessidades e preferências particulares, podendo assim, por um lado, personalizar a sua experiência e, por outro lado, oferecer melhores produtos e serviços capazes de satisfazer de forma mais eficiente as necessidades dos seus clientes. Além disso, graças à capacidade de automatização de tarefas, o serviço ao cliente também pode ser automatizado. Se a IA Conversacional também estiver incluída, isto permite às empresas prestar o seu serviço mais rapidamente e com maior precisão. Isto resulta num aumento da satisfação e da fidelização do cliente.

 

O que os nossos especialistas dizem

Num mundo cada vez mais em mudança, num mercado altamente volátil e num ambiente empresarial em que o cliente se torna o centro da estratégia de negócio, é necessário que as empresas procurem fórmulas que lhes permitam obter vantagens competitivas e melhorar os seus resultados. Neste sentido, a integração do RPA juntamente com o Big Data é, sem dúvida, uma combinação poderosa que já vimos trazer sucesso a muitas empresas em diferentes indústrias, tais como o sector do retalho ou da saúde“, diz Francisco León Martorell, Responsável da Comunidade de Big Data da knowmad mood.

Tags:
,